Toxina Botulínica
Botox
As marcas de expressão aparecem na face, na forma de sulcos ou rugas e são provocadas pela ação dos músculos da expressão facial.
O uso destes músculos varia de uma pessoa para outra.
Algumas pessoas usam muito mais e outras pessoas menos.Quando somos jovens temos apenas as RUGAS DINÂMICAS, que são aquelas que aparecem quando contraímos o músculo e logo a pele volta a ficar esticada.
O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes, juntamente com a diminuição da produção de colágeno pelo organismo, a pele se quebra e as rugas acabam permanecendo mesmo sem a contração do músculo e por isso são chamadas de RUGAS ESTÁTICAS.
A aplicação de TOXINA BOTULÍNICA é importante tanto para prevenir a formação dessas rugas estáticas quando para auxiliar no tratamento dessas rugas caso elas já tenham sido formadas.
Para que serve a Toxina Botulínica?
A Toxina Botulínica vem sendo usada para tratamento imediato das rugas de expressão. Os melhores resultados são para as rugas da testa, as da região entre as sobrancelhas e para as do canto dos olhos, os “pés de galinha”.
Outra aplicação muito utilizada com ótimos resultados é para dores de cabeça resultantes de apertamento dentário ou bruxismo.
Como funciona a Toxina Botulínica?
O medicamento bloqueia parcialmente a contração do músculo em que foi aplicado.
O músculo relaxa e não contrai mais por algum tempo. Com o relaxamento destes músculos se obtém a suavização ou desaparecimento das rugas.
O tratamento serve para todas as idades?
Sim, e algumas pessoas possuem mais força nos músculos da expressão facial e podem ter aparecimento de marcas de expressão mais cedo, mesmo logo após os 20 anos.
É importante ressaltar que as marcas vão se aprofundando com o passar do tempo e podem necessitar de vários outros procedimentos para serem revertidas. Por isso, a palavra chave é a PREVENÇÃO.
Para quais pacientes ela é indicada?
Não há nenhuma grande contraindicação para a aplicação de toxina botulínica.
É recomendado para pessoas que desejam se prevenir ou diminuir as rugas que começam a aparecer no rosto.
Não há uma idade máxima para realizar o tratamento. Em sua maioria, as indicações de toxina botulínica buscam melhorias estéticas.
- Ela costuma ser usada para tratar:
- linhas de expressão (vincos verticais, entre as sobrancelhas, e riscos horizontais, na testa);
- pés de galinha (rugas presentes nos cantos externos dos olhos);
- pregas de marionete (sulcos labiomentonianos, próximos aos cantos da boca);
- pescoço com bandas (bandas grossas do músculo plastima).
Além disso, há alguns casos em que o mais indicado é não fazer a aplicação, por precaução. São eles: o de pacientes que têm alergia a algum dos componentes da toxina, doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias, e se a paciente for uma mulher grávida ou que está amamentando.
Quanto tempo dura o efeito do botox?
O efeito do botox começa a aparecer entre três a cinco dias após o procedimento.
A duração varia de paciente para paciente, indo de três a seis meses e, depois, perdendo o efeito gradativamente.
A Aplicação dói?
É usado material muito delicado para fazer as aplicações, como microagulhas, e também é usado previamente um creme anestésico que deixa o tratamento muito tolerável e bem aceito.
Quais os cuidados pós aplicação?
Não é recomendado a exposição ao sol, atividade física ou ingestão
de bebidas alcoólicas no dia da aplicação e deve-se evitar deitar por 4 horas.
Os efeitos colaterais são mínimos: nos primeiros dias, a pele pode ficar com um ou outro “roxinho”, nos locais da injeção. As marcas podem ser cobertas, delicadamente, com maquiagem, tomando cuidado para não pressionar nem massagear a área tratada.